Sonic the Hedgehog (1991)


Legal, agora chegou a hora de falarmos de umas das minhas franquias preferidas, se não, a minha franquia preferida de jogos de videogame: Sonic the Hedgehog! Eu queria muito postar uma resenha dele, então, porque não começar com o primeiro jogo, o que deu origem ao personagem? Eu sei que depois de 1998 seus jogos perderam a fama por causa da transição pro 3D e algumas pessoas talvez nem se lembrem dele, mas esse ouriço azul sempre vai ter minha fidelidade aos seus jogos. Agora, falando do jogo, a Sega tava a procura de um mascote para ser representada, e também poder competir contra um certo bigodudo gordo que gostava de "canos" na época (sim Mario, estou falando de você ), a Sega tentou com o Alex Kidd, o jogo era Ok, porém, muito fraco para competir contra algum jogo da Nintendo (empresa super inimiga rival concorrente da Sega). Então, o pessoal da Sega viu uma vantagem que seu videogame, o Mega Drive, tinha sobre o Super Nintendo, ele conseguia executar os cenários com mais velocidade, e com uma física mais rápida, daí então criando seu maior mascote com seu primeiro jogo: Sonic the Hedgehog!

Que tal enfrentar um gordo bigodudo? Não, não to falando do Mario dessa vez....
Sonic vivia numa boa na Ilha do Sul (South Island), que era uma ilha que voava e se movia pra la e pra cá como uma perereca, e o isso se dava pelo fato de 6 esmeraldas do caos (sim vou dizer seis porque nesse jogo só tem seis, não me encha o saco com isso) que davam poder a essa ilha para ela fazer isso. Mas num dia qualquer um cientista doidão resolveu aprisionar todos os pequenos habitantes de lá para poder criar um exército de máquinas diabólicas chamadas Badniks e dominar a ilha e em seguida o mundo, ele se chamava Dr Robotinik (ou Dr Eggman, chame ele como quiser). E depois disso ele roubou as seis esmeraldas caóticas para construir seu império. E então todo mundo se perguntou: "Oh meu deus, quem irá nos salvar? O que diabos vamos fazer?", e assim aparece o "Ever Faster like Sound": Sonic the Hedgehog, que com sua velocidade vai salvar a mim! A você! E a todos!....... Eu acho (e ainda dar um chute no traseiro gordo do Robotink). Sonic é claro vai fazer de tudo para eliminar os badniks e destruir o império do Dr Robotinik!

Bom, vou falar já que a história é consideravelmente boa, podia ter mais coisas para complementar, mas, as vezes acho que assim já é perfeito. Ela é simples e fácil, e qualquer pessoa pode se interessar, sendo adulto ou criança. Sonic mostra pra qualquer um o quanto é carismático, afinal, ele é um ouriço azul adolescente que corre mais rápido que o papá-léguas e ainda faz o que faz se divertindo, e não precisa se preocupar com nenhuma princesa te enchendo saco sendo sequestrada o tempo todo. O Robotinik também é um ótimo vilão, é ele que faz o velho papel de cientista do mal que quer dominar o mundo e não se importa com a vida que existe nele, cara, ele escraviza animais em seus robôs para poder destruir seus lares e depois comandar tudo, isso é uma coisa completamente maldosa e ainda dentro de um jogo com uma história "cartoon". Então no final podemos dizer que a história do jogo é boa, ela é simples, fácil e tem até uma moral, que acho que é "com grandes poderes vem grandes responsabilidades" ser corajoso ou algo do tipo. 

Que moedas brilhantes.... Não espera 

Sorry, but, i´m Sonic

A arte e o gráfico é uma das coisas que eu mais gosto no jogo, eles foram tão especiais, belas e cativantes que até hoje (eu acho) se alguém ver uma ilha tropical com a terra xadrez marrom-laranja e looping vai se lembrar com certeza de Sonic e do tempo em que jogávamos Mega Drive e Super Nintendo com aquelas "fitas" malditas que assoprávamos para ver se funcionava. E falando em Super Nintendo, naquela época esse videogame tinha gráficos tecnicamente mais avançados que o do Mega, mas a Sega, como sempre, TENTAVA fazer o seu melhor no jogo do ouriço, e acabamos com algo que é surpreendente, Sonic the Hedgehog tinha os melhores gráficos no videogame e também um dos melhores comparado aos outros jogos da época, talvez esse seja um dos pontos que mais trouxeram amor de fãs ao Sonic. 

Eu particularmente adoro a arte usada no jogo, é cativante e bem colorida, não colorida "Restart", mas falo de cores vivas, uma coisa que trouxe uma bela identidade aos jogos do Sonic, todas as fases desse jogo tem lindas paletas de cores que se encaixam perfeitamente no cenário e nos objetos. Mas eu não sei porque, até hoje eu não consigo gostar muito da arte usada em Marble Zone. 
Não me entendam mal, eu nunca disse que não gosto, só disse que não curto muito, sei lá, alguma coisa nessa fase não me deixa gostar muito dela, mas admito que Marble Zone é uma fase bem desafiadora para aqueles que gostam de correr, ou não, enfim pra qualquer um. Falando em fase que eu não gosto, há uma que particularmente não me atrai, e eu acho pior que a Marble Zone. 
Sabem a Labyrinth Zone é uma fase chata por só ter água em todos os cantos dela, e é tão sem cor que as vezes minha vista até cansa um pouco, todos os lugares são esse laranja com um marrom para dar destaque, e esse fundo? Ah fala sério. Mas, pra não dizer que eu só reclamei do design das fases, existe uma que eu amo com uma paixão maior que a história de amor do Titanic. 
Cara que fase mágica, tão bonita, tão... Sonic. Star Light Zone é se não me engando a penúltima fase do jogo e tem muitos loopings, descidas atrás de subidas, alguns pontos bem desafiadores como as escadas que descem com um lança chamas atrás (é cara, essa parte é complicada), os abismos, que se você cair é morte na certa, etc. E além disso tudo a fase é muito bonita, as plataformas verdes com um fundo de uma cidade a noite, cheia de estrelas no céu, é sem dúvidas minha fase preferida do jogo. E a música? É linda! Eu sei que não devia falar de música na parte dos gráficos, mas, whatever, já que estou falando de uma fase em si, por que não falar de sua música? 

Já tenho 99 anéis... só mais um.... OMG, um badnik!
Agora vamos falar da jogabilidade, o jogo como eu disse é rápido, afinal, é esse o prínicpal conceito dos jogos do Sonic, correr! Ele corre para dedéu! As fases do jogo são cheias de loopings e áreas livres para você correr ao máximo! Mas isso já é obvio, só que, nesse jogo do Sonic ele tem um limite na velocidade, então não vai correr muito, isso me incomodou um pouco, porque em Sonic 2 ele corria muito mais, as vezes parecia que sua velocidade era ilimitada, já aqui é até um pouco lento as vezes, infelizmente. E temos uma barra de vida como nos outros jogos? Não meu caro. Em Sonic the Hedgehog, sua vida vai depender dos anéis (e que algumas pessoas insistem em chamar de moedas), quando tiver, nenhum obstáculo vai te matar, mas te acertando, te faz perder todos os anéis que tinha, e se você for atacado sem nenhum anel, bom, você perderá uma vida e recomeçará a fase do ultimo checkpoint que você passou, e se perder todas as vidas..... Era uma vez um Sonic.... (Caso você seja lento demais para entender, significa, "Game Over")

Os leveis são um ponto importante, claro, todos eles tem uma temática própria, e isso já foi dito, mas, algumas fases as vezes são mais rápidas e outras mais lentas, por exemplo a Green Hill é uma fase mais rápida, com muitos loopings, mas claro com muitas seções de plataformings, a Marble Zone já por outro lado, sendo uma fase mais perigosa, não te permite correr muito, você se preocupa demais com os obstáculos e o que pode vir pela frente, e aqui começa a ter uns puzzles e outras mais seções de plataformings, deixando a fase muito diferente de sua anterior. Quando chegamos na Labyrinth Zone as coisas mudam ao extremo, você vai ser obrigado a entrar na água e acredite, você não quer entrar, na água, pois, Sonic ficará muito mais lento, então, se você curtia correr, nessa fase você não fará isso, ela é muito mais difícil e complicada que a Marble Zone. Mas claro, o jogo não vai emputecer todo mundo, há fases como Spring Yard Zone e Star Light Zone que tem muitas seções de velocidade com descidas e loopings cheios de anéis, o que é uma das coisas mais legais no jogo. Outro elemento que não posso deixar de fora são os monitores que estão espalhados pelas fases, são cinco tipos de monitores, um te da 10 anéis, um te deixa mais rápido, um te da uma vida, um te da invencibilidade e o ultimo te da um escudo que ao ser ataco você perde ele ao invés dos anéis. As fases acabam quando você passa pela placa rotatória nos finais delas, ta o rosto do Eggman nelas, ao passar, muda para o Sonic, dando uma mensagem para quem passar por lá: "Sonic esteve aqui bitch!".

Ao terminar a fase (atos 1 e 2) com 50 anéis você verá um anel gigantesco após a placa rotatória, que na verdade é um Warp Zone que te dá acesso a um estagio especial, que é um labirinto onde Sonic deve procurar a esmeralda do caos. Logo teremos seis estágios especiais, cada um com uma esmeralda. Lá também temos os anéis, pegando 50, você ganhará um "Continue", que é mais ou menos 3 vidas extras caso dê Game Over, pegando 100, você ganhará um vida mesmo. Pegando as seis esmeraldas do caos até o fim do jogo você verá um final mais "bonitinho". "Espera, quer dizer que pegar as seis esmeraldas não me serviram em nada?". É rapaz, sinto lhe dizer que sim, as esmeraldas só estão lá por estar, e sério, isso me incomodou demais, você só vai ver umas flores girando a mais na Green Hill Zone se pegar as esmeraldas, só isso mesmo, porém, você pode zerar o jogo sem pega-las ao menos, já uma coisa boa não? 

Em relação a jogabilidade, ela é muito boa, simples e faz do jogo um ótimo plataforming, mas claro, nem tudo foi um mar de rosas. Os estágios especiais são ridículos e não fazem a menor diferença para você e nem na história direito, e claro, o Sonic poderia ser mais rápido, afinal, aqui sua velocidade é bem limitada. Mas há uma coisa que não cheguei a comentar..... Aqueles espinhos na Green Hill Zone..... Ah que maldição eles, entenda que se cair em cima deles, você vai morrer mesmo tendo anéis, o que é muito injusto, para você entender melhor, mesmo piscando (ou seja, se recuperando após um dano) você morrerá com a bunda furada (rsrsrsrs), entende? Cara, isso no jogo me irritou de verdade, muitas vezes eu caia sem querer e nem tinha chance de voltar para o chão, eu já morria logo depois de perder os anéis...... Era triste.

Os bosses são.... "meh", alguns um pouco fáceis demais infelizmente, mas na maioria temos bosses bem desafiadores. Mas também não são aquela coisa toda, na verdade todos eles são o Robotinik em sua pequena nave te atacando com algumas armas..... Só isso, bom, Sonic the Hedgehog não foi muito forte em relação a bosses, no começo eu até curto eles, mas, eles não mudam muita coisa com o passar do jogo, todos são a nave voando para e para cá, acho que só o da Labyrinth Zone é uma exceção, mas ele ainda é um pouco..... boring, porque continua sendo aquela maldita nave, só que fugindo de você. Mas o que realmente me decepcionou um pouco foi o Boss Final (aquele ali na imagem acima), poxa, quatro esmagadores? E uns raios lançados de cima? Só isso, poxa...... Eu acho engraçado porque vejo várias pessoas que adoram esse boss final, mas para ser sincero, eu sempre detestei ele, porém, tem uma ótima música de fundo, ela é muito boa, e realmente da um ar de "cara, se prepara, é agora a batalha final!". 


Músicas boas, diferentes e cativantes! 
Realmente, as músicas deste game merecem um respeito e uma atenção muito especial, elas podem ser até as melhores da saga. As músicas não são repetitivas e enjoativas, muito pelo contrário, cada uma tem um estilo próprio e são muito bem relacionadas ao ambiente, e ainda são bem cativantes. Cara, a música tema dos bosses são muito boas, elas dão um ar horrível ao ambiente, mas não esse ar horrível que você esta pensando, um ar como se realmente algo muito ruim estivesse acontecendo e você precisa parar rápido antes que seja tarde. Sério eu gosto muito da música tema dos bosses, e também de todas as fases desse jogo sem dúvidas, sem falar na música do boss final que é ótima como eu já disse antes. E para finalizar, eu posto a música da tela de título, que é a música tema do jogo e é uma das mais importantes da saga inteira: 
Considerações finais 
"Sonic the Hedgehog" é com certeza um putaço de jogo, poderia ser muito melhor, mas, foi a origem de um dos personagens mais populares no mundo dos jogos e que continua até hoje vivo, pelo menos para mim. Eu sei que eu reclamei de várias coisas no jogo, mas dando uma olhada no geral ele é um jogo bom e é digno de ser chamado de Clássico, tenho certeza que podem se passar anos e anos que esse sempre será um jogo muito bem lembrado independente da época. A Sega fica de parabéns por ele, e espero que ela possa voltar logo a fazer ótimos jogos como esse clássico, amém. 

História: 7 
Sons: 9 
Jogabilidade: 8 
Gráficos: 8 

Prós: 
História simples 
Jogabilidade muito divertida 
Arte muito cativante 
Seções de plataformings muitos boas 
Trilha Sonora muito bem composta 
Personagens cativantes 
Star light zone é uma bela fase 

Contras 
A Labyrinth Zone é uma fase muito chata 
O Sonic tem uma velocidade muito limitada 
Esse estágios especiais...... pelo amor de deus 
Os espinhos na Green Hill 
Os bosses não são tão interessantes 

Nota Final: 8.8 

Comentários

Postar um comentário

Posts aleatórios

Últimos comentários (Só gente boa aqui)