A crise de identidade do Sonic


Hoje, todos nós sabemos o quanto é estúpida e anêmica a fanbase do Sonic, infelizmente, entupida de caras que costumamos chamar de "Fanboys". O quê é um fanboy, afinal? É aquele cara que sempre vai defender TUDO e qualquer coisa relacionada à sua franquia ou empresa preferida, aquele cara que não sabe a menor diferença entre gosto pessoal e senso crítico. Mesmo que você demonstre e explique as reais críticas à ele, o sujeito ainda vai taxá-lo com apelidos bobos e sem seguimentos reais, vai tampar os próprios ouvidos e negar tudo que você disser, mesmo sendo a mais clara verdade. 

E claro, vai dar desculpas e argumentos nada plausíveis. 

"Sonic the Hedgehog" é uma série que já demonstrou estar com as pernas bambas, perdeu a noção do caminho, os próprios desenvolvedores já não sabem mais o quê fazer com ela, Sonic não tem mais uma identidade como tinha antes e tudo isso se iniciou com a superestimada série "Adventure". Mas, vai lá tentar explicar isso á um fanboy para ver se ele não vai defecar você inteiro com refutações sem sentido e taxá-lo de "hater" ou até mesmo "classicista". 

Aliás, vocês conhecem alguma outra série de jogos onde os próprios fãs se dividem entre si? Onde há divisões, há divergência, há desestrutura. A série Sonic, com sua falta de identidade criou isso, pois quando ela tenta ser o quê ela não é, ela atrai fãs que vão preferi-la assim, sem essência. 

E para ironizar ainda mais, a própria Sega comprova este fato com Sonic Generations, onde propositalmente o jogo nos mostra que EXISTEM SIM dois Sonic's, divergentes entre si: O Sonic Clássico, o verdadeiro Sonic com jogos bons, e o Sonic Moderno, o Sonic distorcido e sem individualidade. Ou seja, é como se a série realmente tivesse se auto-desestruturado ao longo dos tempos e matando cada vez mais sua identidade, e ainda mostra isso na cara dura. 

"São dois Sonic, mas finjam que são o mesmo, ok?" (-Sega)

Porém, existem aqueles que tentam incentivar esse tipo de pensamente errôneo, acreditam que a evolução de Sonic está perfeita e que ele sempre foi o mesmo. A série não só mudou, porque toda série de jogos muda, passa por alterações, adições, etc, ela distorceu a própria personalidade. Ou você acha que realmente faz algum sentido um personagem cartoon e furrie como o Sonic estrelar jogos com histórias dramáticas, forçadas e dark, com jogabilidades discrepantes ao que ele realmente é (além de serem cheias de defeitos) e com conceitos artístico de ambientes que não combinam em nada com o personagem? 

Se a resposta for sim, parabéns, você não sabe mesmo o significado da palavra "essência". 

Inovar não significa alterar e distorcer, mas, conservar os pontos positivos, repensar o quê os fazem ser o quê são, e assim investir nesta técnica para que ela seja superior. Um exemplo de inovação é o Spin Dash, que não distorce em nada na identidade, apenas torna o jogo mais dinâmico, o mesmo se pode dizer do Homming Attack. Agora, as armas de fogo em Shadow The Hedgehog são uma "inovação" para você? 

Consegue distinguir a diferença entre identidade e distorção? Não é difícil se pararmos para perceber. 


Fala para mim, qual destes dois cenários parecem ter saído de um jogo do Sonic? O da esquerda ou o da direita?  

O que é melhor, colocar o Sonic em um cenário imaginativo e surreal que combine com sua personalidade e nutri sua identidade...  Ou enfiá-lo em um cenário pós-apocalíptico, cheio de destruição e com uma atmosfera depressiva e realista?  

Qual das duas imagens parecem ter sido trabalhadas para remeterem perfeitamente ao Sonic e qual delas parecem ter sido tiradas de um Doom da vida? Tente imaginar o Mario ou o Donkey Kong nesta fase à direita.

Onde você vê identidade e onde você vê distorção? Pois é... Acredite se quiser, ambas são fases de jogos do Sonic, a primeira é dos jogos clássicos e a segunda é dos jogos modernos. 


Novamente eu pergunto. Qual das duas imagens podemos ver identidade e qual podemos ver distorção? O Sonic por acaso ficou famoso e conhecido por ter uns transformers forçados como inimigos em seus jogos? Ou foram os badniks coloridos e imaginativos que contribuíram para isso? 

Pois é... 

Alguns fanboys costumam dizer que a série era muito infantil e por isso colocaram essa atmosfera depressiva e realista para "amadurece-la"... Really? Se o Sonic foi um personagem criado para atrair principalmente o público infantil, o que faz você pensar que ele precisar ser realista? É tão ridículo quanto reclamar que "Dora, a Aventureira" precisa de mais seriedade porque é muito infantil também.  

O maior de todos os erros é acreditar que toda essa distorção de personalidade é uma "inovação" ou uma "evolução", quando na verdade não passa de maus cuidados, uma criança de 10 anos poderia fazer o que os responsáveis pelo Sonic fazem hoje na parte das ideias. 

Mas, oras, Sonic era um personagem realmente muito legal, tinha jogos incríveis, realmente inovadores e eram originais, muitos outros jogos tentavam imitar sua fórmula afim de conseguir fama. Hoje em dia, com nosso "amado" Sonic Boom, a Sega mostrou que é o Sonic quem está copiando outras fórmulas para conseguir ter o mínimo de dignidade. Beat'em up? Fala sério, desde quando o Sonic é um beat'em up? Desde quando ele finge ser um Crash da vida? 

Aliás, desde quando o Sonic perdeu tanta individualidade?... Ah sim! Foram nestes dois caras aqui em baixo. 


Antes de você me atirar arrotos dizendo o quanto sou insignificante por criticar seus jogos preferidos, me responda uma coisa. Alguém compraria um platforming do Mario para jogar shooters, pescas e corridas? Ainda mais se elas forem jogatinas completamente obrigatórias para o andar do jogo? 

Até onde eu sei, quando eu compro um jogo de plataforma é para jogar um jogo de plataforma, correto? Se isso é certo, pois todos os jogos que são vendidos intitulados de platforming oferecem platforming, o que faz de Sonic Adventure uma incrível masterpiece sendo que lá você é obrigado a jogar gameplays alternativos sem relação nenhuma com o Sonic? 

Você compra um jogo do Sonic para jogar pesca? Não, é para jogar Sonic, certo? 

E este é, sem dúvidas, um dos maiores erros de Sonic Adventure, os gameplays alternativos. Não confundam as coisas, não há nada de errado em um jogo oferecer gameplays alternativos, o problema é quando você é obrigado a jogá-los e se sentir enganado. 

A principio, Sonic Adventure nem é um jogo ruim para ser sincero, ele é... Mediano, pois a jogabilidade de Sonic é ótima, os controles são precisos, o level design abrange vastas áreas e seções de platforming até que são realmente criativas. 

Mas, temos ainda mais cinco personagens com jogabilidades nada atraentes e alguns chegam a ser o verdadeiro inferno. Não só isso, mas Sonic Adventure tem cenários que traem a personalidade do personagem. Lembram do exemplo dos cenários lá em cima? Pois é, Sonic Adventure tira nosso protagonista do seu mundo imaginativo e surreal, e o enfia no mundo humano com cenários e paisagens urbanas! 

 Fora que o jogo ainda tem bugs e uma câmera horrível. 

De qualquer maneira, Sonic Adventure, por mais qualidades que ele tenha, esconde por baixo dos seus panos a incrível distorção que estaria para chegar logo em seguida, Sonic Adventure 2. Este sim conseguiu trair a identidade da série, pegou os principais pontos de distorção do jogo anterior e os ampliou da pior forma possível. Este é, com certeza, o jogo que iniciou a crise de personalidade da série. 

Sonic Adventure 2 tem tudo quê não devia ter em um jogo do Sonic: História dramática e forçada, ameaças de morte, armas de fogo, robôs realistas, cenários realistas e urbanos, seres humanos, gameplays alternativos, level design quase linear, etc. Nós todos já sabemos que um personagem como um ouriço antropomórfico gigante cartoon não precisa de nada destas coisas, não é mesmo?

E esses pontos de distorção foram a principal causa de existência dos dois jogos abaixo... 


Acho que eu nem preciso falar muito destes horrendos títulos acima, right? Não são ruins apenas por serem ruins naquilo que deviam ser bons, mas, são os jogos que mais deformaram a natureza da série. Que mostram de forma clara o quanto a franquia se desandou e perdeu a direção. 

Shadow the Hedgehog e Sonic 2006 tem histórias incrivelmente forçadas, dramáticas e realistas, tanto que chega a ser realmente engraçado, parecem personagens de um desenho infantil fazendo coisas de uma novela mexicana misturada com um filme do Michael Bay, é o cúmulo da comédia não-intencional. E adivinha se alguma vez na vida Sonic precisou destas coisas para ser o quê ele é. 

Sabem, quando eu tinha lá meus 12 anos, estava passando as férias na casa dos meus tios com minhas primas e primos. Um dia eu estava jogando Shadow the Hedgehog e minha prima estranhou até demais quando viu todas aquelas explosões, mortes e aliens em um jogo do Sonic. Então ela me pediu, "Primo, me explica a história desse jogo", e assim eu disse toda aquele viajado enredo do Sonic Adventure 2 até o jogo em que jogava naquele momento. Sabem qual foi a resposta dela?

"Primo, isso não faz o menor sentido."

Neste momento eu fiquei, completamente, sem resposta alguma, falei tudo aquilo como se tivesse enchido um balão e minha prima veio com seu alfinete e o explodiu. O alfinete da realidade. Foi naquele momento que caiu minha ficha, o Sonic não era aquilo, nunca devia ter sido.

Até parece que os enredos que eram simples se tornaram puras fanfics escritas por fãs aleatórios que não tinha noção do que a série representava. Digo, como é que alguém consegue olhar para isso e dizer "Hmm, vamos colocar armas, aliens e muito drama que vai ficar show"?

E não são só as histórias que foram contaminadas, mas o conceito artístico ficou ainda mais depressivo e realista do que antes, os cenários eram cidades pós-apocalípticas, bases nucleares sem vida, prisões, cidades urbanizadas, etc. Ainda era possível notar umas fases com um pouco mais de vida e surrealismo, mas eram poucas, bem poucas. Eles literalmente acabaram com a atmosfera imaginativa que nutria a essência nos jogos do Sonic e trocaram por cenários que pareciam ter saído de histórias de guerras civis. 

Ah é, e ainda tiveram a proeza de enfiar soldados, transformers e aliens no lugar dos badniks. Claro, o Sonic precisa mesmo enfrentar esse tipo de inimigo, não? Pelo menos ainda tínhamos aqueles robôs laranjas do Robotnik (que agora não me lembro do nome exatamente). 

A jogabilidade dos dois jogos são horríveis e nem vou perder meu tempo detalhando isso agora. Aliás, todos nós sabemos o quanto Sonic 2006 é entupido de bugs, e não, ele não é nenhuma "joia mal lapidada", continuaria sendo uma merda com ou sem bugs. Shadow então, nem se fala, né? Controles escorregadios, câmera mal programada, spin-dash horrível, golpes físicos inúteis, etc. 

"Ain Evans, então você está dizendo que todo jogo do Sonic moderno é ruim? Seu hater classicista!" 

Não, eu não disse isso, estou mostrando quais foram os principais erros que levaram o Sonic a sua perda de identidade e consequentemente à qualidade de seus jogos. Após 1998 não saíram muitos jogos bons do Sonic, a maioria era mediana ou ruim. Mas já que você está louco para me chamar de hater e muitos outros xingamentos, vou mencionar agora jogos bons do Sonic Moderno. 

Sonic Advance, Sonic Colors, Sonic Advance 3, Sonic Generations, Sonic Riders: Zero Gravity e... Só. Incrivelmente são os únicos jogos que nunca vejo ninguém reclamando ou criticando muito, vejo sempre elogios com relação à estes. 

Sim, eu sei que não argumentei sobre Sonic Heroes e a série Advance que foram lançados antes neste meio tempo entre SA1 e SA2, e, Shadow e Sonic 2006, porém, quero deixar bem claro meu ponto por aqui, mostrar onde estão os principais motivos que levaram Sonic à sua perda de qualidade e essência. 

Mais tarde vieram os jogos Unleashed, Colors e Generations, a trilogia que representou por um pequeno tempo o fim da era obscura da franquia e muitos fãs puderam ter esperança novamente, Sonic finalmente estava voltando a ser o que era antes, a resgatar sua imagem. O esquema era simplesmente continuar desenvolvendo as engines destes três jogos, mas não, a Sonic Team lançou Sonic Lost World e acabou com essa evolução que estava ótima, mais tarde a Sega lançou Sonic Boom e... Todos nós já sabemos onde isso vai dar, certo? 

Não percebem a imprecisão no desenvolvimento dos jogos do Sonic? Uma hora é preto, outra hora branco, outra hora cinza, Sonic não tem mais identidade nenhuma, poderiam colocar uma transformação de demônio das trevas nele que não iria fazer a menor diferença se quer. A série se banalizou e hoje não se pode definir mais o quê é Sonic. E por que? Porque a Sega já estuprou até demais ele, enfiando milhares de conceitos desnecessários e os trocando e alterando a cada jogo lançado. 


Sabe, você pode até gostar dos jogos que falei acima, costumo dizer que adoro Sonic Heroes, por mais que eu saiba que ele não é um jogo bom, eu ainda gosto dele, não preciso defende-lo sempre quando alguém fala mal porque ele é um jogo que tem sim inúmeros defeitos. A questão é, simplesmente, saber diferenciar gosto pessoal de senso critico, e isso com o tempo muitas pessoas aprendem a fazer. 

Eu não quero ofender ninguém com o texto, por mais que eu saiba que muitos caras cheios de frescura por aí vão se sentir ofendidos, mas se você não concorda comigo e acha que nada do que eu disse faça sentido, comente, discuta comigo e vamos conversar como cavalheiros. 

Agora, se você prefere tampar os ouvidos e agir igual uma criança de 10 anos, vai lá para a Planeta Sonic onde ele censuram qualquer comentário contrario aos pensamentos de fanboys deles. Lá você pode continuar amando a série e fingir que defeitos não existem em nenhum lugar e tudo é culpa da mídia especializada que fala mal dos jogos ruins do Sonic. 

Comentários

  1. Olha, eu concordo com grande parte do seu texto, mas discordo em algumas partes.
    As historias podem ser meio ''sérias'' mas é necessário manter a essencia da serie, é um cartoon, ele pode ser sério, mas NUNCA pode ser totalmente levado a sério, dois exemplos são Sonic and the black knight que tem uma historia boa, que é levada a sério quando necessário, e Knuckles Chaotix, que tem um final ruim BEEEEEM sério, mas o resto do jogo é cartunesco
    Sonic Heroes (Team Sonic e.e) tem uma boa historia, simples, só é levada a sério no final e, na minha opinião, uma das melhores artes dos jogos 3D do Sonic, o maior problema é o Gloss excessivo em tudo mesmo, mas aquilo parece MUITO mais Sonic do que os Adventures que vieram antes, e dps é só comparar com o jogo do Shadow que veio depois. Qual parece mais Sonic? Pois é.
    Mas a MELHOR representação de Sonic pra mim, foi o OVA, que a personalidade dos personagens estava PERFEITA, e eles inseriram os humanos lá de uma maneira agradável até, numa cidade futurista, numa ilha flutuante no planeta liberdade, dando um porque pro Eggman existir.
    A série tem boas representações do Sonic, como o do Heroes, e o do BK.
    Eu posso ter me enganado sobre algum ponto, mas oq acha?
    Eles tem potencial pra fazer algo bom, e GRANDE potencial, o Generations mostrou isso nas fases classicas e na seaside Hill.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, todo jogo tem seu lado sério, até Sonic CD. A questão é quando essa seriedade ultrapassa os limites. E em Sonic OVA (Assim com em Unleashed) os humanos estão com um aspecto mais cartunesco, por isso eles neste caso são mais aceitáveis;

      Excluir
    2. Exato!
      Sonic Unleashed seria até tragável, se ele não ferra-se com a continuação dos Adventures e do Shadow, que tinha humanos realistas. :/
      Se não me engano no OVA os humanos eram meio hibridos, então ficava mais aceitável, estamos falando de um mundo de um ouriço de sapatos, morcegas com peitos e ouriços telecineticos do futuro :v .

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto. Resumiu bem a situação do nosso ouriço.

    ResponderExcluir
  3. Olha, concordo em partes, afinal, depois dos desastrosos Adventures teve o Heroes, que dá surra nos outros, mesmo tendo problemas como 4 equipes com gameplay quase igual e fases com diferenças quase imperceptíveis, tem cenários bem "Sonic", (fora que conseguiram ferrar o Metal Sonic nele), o Unleashed é a mesma coisa, usa cenários que existem com um pouco de surrealismo, e foi bom, o jogo em si seria tragável se não fosse tão linear e não existisse o Werehog/Dark Gaia, outro exemplo é o Colors/Generations, de longe são os jogos mais Sonic da era moderna, pena que cerraram com O SONIC! E está com uma personalidade tao idiota, lembra até meu tio bêbado, mas, em termos de jogabilidade e outros afins são os melhores e mais Sonic da era moderna.
    Enfim, mesmo tendo a confiança traída, eu tenho fé em 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonic Heroes a principio foi uma joia mal lapidada, ele realmente remete bem ao conceito original da franquia. Os cenários de Unleashed são realmente utópicos, apesar de ainda distorcerem são muito melhores que os cenários realistas dos Adventures e do Shadow.

      Excluir
    2. Exato. E o mesmo se encaixa em Lost World e 06.

      Você consegue ver algo de Sonic nele? Talvez, nos cenários (Background), mas no level é algo bem Mario Galaxy.

      E no 06? Cenário que se encaixa em tudo, menos em Sonic.

      Excluir
  4. Cara eu acho o Sa1 devia ter a campanha apenas do Tails e do Sonic e som os cenários foram realistas iq colocou o game num rumo mais "sério" mas veja no Sa1 principalmente tem campanhas q dão preguiça se zerar com a da Amy por exemplo é da Knuckles com suas fases tediantes de exploração podem ser legais em outro game mas para o game do Sonic n.Agr o Sa2 a campanha do shadow e do Sonic são fodas o defeito é q pq colocaram o Tails com aquele tipo de jogabilidade q n combina nem um pouco com ele(deviam ter mantido a do Sa1) a da roufe e do Knuckles nem preciso dizer agr tem o EGGMAN como jogavél mds aí já o limite da coisa e incluir a jogabilidade de "tiro"(EGGMAN e TAILS) n combina nd com o Sonic tbm

    ResponderExcluir
  5. Não acho Sonic Adventure 1 e 2 ruins,acho o 1 legal,o 2 acho muito bom.

    ResponderExcluir
  6. mesmo tendo altos e baixos, ainda sim são jogos legais de se jogar e infelizmente nada é perfeito nessa vida. apenas vamos jogar, se não gostou, passa a frente.

    ResponderExcluir
  7. Olha cara eu sei que o Sonic passou de sua IDENTIDADE (é ele exagerou nisso...) mais quem liga? Tipo eu só quero saber onde você que chegar é entender por que você escreveu esse texto é xingando o Planeta Sonic, Sim alguns jogos são nada haver é ruins, mais alguns continuam sendo bons e Sonic é só um JOGO pra que fica escrevendo um tipo de BLOG desses? Os jogos podem ser até ruins é ter muitos BUGS mais continua sendo uma FRANQUIA MUITO BOA é com boas Histórias.

    É também esse texto que você escreveu me ofendeu muito, eu não sei direito se sou FANBOY ou não...Mais quando Sonic perde numa batalha (exemplo:Thanos Vs Sonic) eu aceito numa boa porque nos todos sabemos que é exagero, é tem gente que gosta muito de SONIC é não precisa fica ofedendo os jogos só digo isso.

    Tipo existe vários jogos que ultrapassaram seus limites não foi só Sonic...Pense nisso vei.

    Sonic Lost World teve ajuda da NINTENDO para ser feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o sonic q é a franquia principal a sega consegue fazer essa presepada,imagina as outras franquias

      Excluir
  8. Shadow the Hedgehog não é (apesar de ligar as histórias de Sonic Heroes e Sonic 2016) um jogo da série principal do jogo, então não acho coerente colocar ele na falta de identidade do Sonic, mesmo que vários personagens da franquia apareçam nele. O ouriço negro poderia, sim, ter uma série própria mais adulta e sombria, sendo uma história paralela a série principal
    Também acho um erro colocar Sonic Boom nisso, pois a Sega sempre disse que era uma sub-série (além de ter o cartoon como o principal foco)
    Já Sonic Lost Worlds não me parece fugir muito da essência da série (pelo menos na ambientação não, já que se passa em planetas bem "cartoonizados", digamos assim - não consegui jogar o game), então também não o colocaria nesse meio.
    Tirando esses 3, concordo com o texto, mas tem muito fã que não se dá conta disso. Pior: Há quem reclame de Colors e Generations por conta das histórias simples...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts aleatórios

Últimos comentários (Só gente boa aqui)